Vaticano condena violência e pede respeito a símbolos religiosos

O porta-voz do vaticano, Federico Lombardi, considerou nesta quarta-feira “inaceitável” a violência gerada em alguns países árabes, entre eles Líbia, por um vídeo feito nos Estados Unidos e que supostamente ofende o profeta Maomé, e assegurou que o respeito pelas religiões é essencial para a convivência pacífica.

“O respeito profundo pelas crenças, os textos, os grandes personagens e os símbolos das diferentes religiões é uma premissa essencial da convivência pacífica dos povos”, disse Lombardi em uma nota divulgada pela Rádio Vaticano.

Lombardi não se referiu diretamente ao ataque contra o consulado dos EUA em Benghazi, no qual foi assassinado o embaixador americano na Líbia, John Christopher Stevens, e outros três cidadãos norte-americanos.

O porta-voz disse que as consequências “gravíssimas das injustificadas ofensas e provocações à sensibilidade dos muçulmanos são mais uma vez evidentes nestes dias, pelas reações que suscitam, com resultados trágicos, que por sua vez aprofundam tensões e ódios e geram uma violência inaceitável”.

Lombardi acrescentou que a mensagem de diálogo e de respeito por todas as crenças que Bento XVI pretende levar para o Líbano durante sua viagem, que começará na sexta-feira, “indica o caminho que todos deveriam percorrer para construir juntos a convivência comum das religiões e dos povos em paz.

O consulado dos EUA em Benghazi, na Líbia, foi atacado na noite de ontem por um grupo de homens armados, que invadiu o local e ateou fogo no prédio em protesto pelo vídeo supostamente realizado nos Estados Unidos e considerado uma ofensa contra o Islã por suas críticas a Maomé.

Também na terça-feira, um grupo de manifestantes entrou no complexo da embaixada dos EUA no Cairo e arrancou a bandeira americana do local.

via Vaticano condena violência e pede respeito a símbolos religiosos.

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.