Orixá Ogum, Pai Ogum Trono Masculino e Universal da Lei.

Ogum

Fator: Eólico
Qualidade: Lei
Atributo: Ordenador
Atribuição: Estimular a ordem.

Estava eu pensando: o que escrever sobre esse amado Orixá: que ele é o senhor das guerras? Que ele é vencedor de demandas? Que é ele quem abre os nossos caminhos? Oras isso todo mundo já sabe, pensei eu,  quando veio a seguinte intuição:

– Realmente, isso, todo mundo já sabe, mas o que nem todos sabem é que Pai Ogum é  muito mais que isso, Pai Ogum também é amor.

– As guerras, as demandas, os fechamentos de caminhos não são gerados por esse amado Pai Orixá que é ordenador do caos, são geradas por nós, seres humanos desequilibrados, e esse amado Pai, com todo o seu amor, vem para interceder a nosso favor, nos protegendo sim, mas nos corrigindo, nos mostrando nossos erros, falhas e pecados, reordenando assim o caos que nós mesmos geramos para nós, em nós e para os nossos semelhantes,  recolhe em sua espada as dores de nosso peito e as dores do mundo e isso ele faz não só pelos os “filhos de fé”, filhos de umbanda e candomblé que o cultuam; ele faz por todos os seres humanos, filhos de Deus.

-Muitos entendem que “filhos de fé” são só os umbandistas e candomblecistas, mas digo que filho de fé é todo o ser humano que possui fé dentro de si. Todos nós somos   filhos de Deus, acreditando “Nele” ou não e possuímos a Fé em nós, mesmo o ateu possui a fé dentro si, pois tem sua convicção e defende com muita fé o que diz, então todos teremos a atuação desse amado Pai em nossas vidas e também no universo, pois tudo vem de Deus e por ele foi criado.

– Existe um ponto de Umbanda que diz assim: “Ogum, Ogum de Lei, Ogum, Ogum Megê, Ogum, Ogum meu Pai; Quem é filho de fé balanceia mais não cai “.

Muitos cometem um erro grave ao ouvir esse ponto: acham que podem sair por aí fazendo um monte de besteiras porque estão protegidos e não vão cair, pois Pai Ogum nãovai deixar. Entendam: um filho de fé balanceia e só não cai, quando está em equilíbrio, quando não se deixa levar pelo orgulho, prepotência, maldade, vaidade, etc.. porque esse amado Pai está sempre mostrando, para quem quer ver, as nossas falhas de caráter e assim nos corrigindo e nos ordenando e nos colocando novamente no caminho certo. Somos filhos de Fé iniciados na Umbanda ou no Candomblé e achamos que esse privilégio de balançar e não cair é só nosso, mas não é bem assim, certo? Temos o privilégio sim, de conhecermos esses Mistérios Divinos e recorrermos a eles, mas, se nós filhos de fé, andarmos fora dos caminhos retos da Lei Maior, seremos os primeiros a cair, pois é só caindo que se aprende a levantar e  não cometer mais o mesmo erro, e aí vem esse amado Pai em nosso socorro.

Vou deixar aqui, mais um pouco do que aprendi sobre esse amado Pai Orixá – Pai Ogum.

– Orixá Ogum é ordenador por excelência Divina, sinônimo de Lei Maior e retidão ordenada e aplica os princípios da Lei Maior à tudo e a todos.

– É a linha divisória entre a razão, emoção e a ordenação dos processos e procedimentos, ordenador do caráter dos seres.

– É a divindade que aplica a Lei Maior em tudo e em todos. Ele ordena a fé, o amor, o conhecimento, a justiça, a evolução e a geração, por isso está em todas a qualidade divinas.

– A Lei é reta e tudo o que for  oposto a ela é anulado por Ogum, pois a Lei é ordem em todos os sentidos.

– É a força que ordena tudo e todos, é a força que nos impulsiona, e não permite que alguém tome a direção errada, por isso é chamado como: “Senhor dos Caminhos”.

– Pai Ogum independe de nossa vontade para atuar e aplicar a Lei Maior em nossa vida, basta sairmos do caminho reto para sermos alcançados por suas irradiações retas e cortantes. Suas irradiações retas são simbolizadas por suas “Sete Lanças”, e as cortantes pelas suas “Sete Espadas” e sua proteção legal é simbolizada pelos seus “Sete Escudos”.

– Pai Ogum é os olhos atentos da lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.
Onde estiver um Ogum, lá estarão os Olhos da Lei Divina, mesmo que seja um “caboclo de Ogum”, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados por seus médiuns e espíritos incorporadores, sempre avesso as condutas liberais dos frequentadores das tendas de umbanda sejam médiuns ou consulente.

– Muitas lendas dizem que Pai Ogum teve várias mulheres e que por isso seus filhos são mulherengos, briguentos e muitas pessoas levam isso ao pé da letra e não procuram interpretar as Lendas e costumam dizer: Sou assim porque sou filho de Ogum, para justificar a sua falha de caráter.

– Agora basta analisarmos: como poderia um Orixá que é ordenador do caos, aplicador da Lei, que nos conduz a linha reta, que é avesso as condutas liberais, que é honesto , leal, que corrige nossas falhas de caráter estimular seus filhos a serem desonestos, traidores, mulherengos e desleais?
Vamos começar a olhar para nós mesmos, nos observarmos e pararmos de jogar para o outro, seja esse outro Deus, o Diabo, Os Orixás, aos nossos Pais pela criação dada ou ao vizinho, as nossas falhas de caráter e ao invés disso procurarmos nos corrigir solicitando o amparo, a ajuda de nosso amado Pai Ogum para nos guiar pelos caminhos retos da Lei Maior.

– Nunca se esqueçam que não existe: Lei sem Justiça e Justiça sem Lei, por isso dentro da linha de Umbanda: Pai Ogum (Trono masculino e Universal da Lei Maior) se polariza com Mãe Oro Iná – Egunitá (Trono feminino e cósmico da Justiça) e Mãe Iansã (Trono feminino e cósmico da Lei) se polariza com Pai Xangô (trono masculino e Universal da Justiça Divina).

Deixo aqui uma oração ao nosso amado Pai Ogum:

“Invoco a Deus, seus Divinos Tronos, sua Lei maior, sua Justiça Divina, amado Pai Ogum, mais uma vez venho até vós e lhe peço amado Pai, que irradie sobre nós e nossos familiares, suas irradiações vivas e divinas,
Interceda por nós com seus escudos, espadas e lanças contra os espíritos desequilibrados sejam eles encarnados ou desencarnados mas peço também que interceda por nós contra os nossos desequilíbrios internos, que nos prejudicam e nos fazem seguir por caminhos errados, atraindo muitas coisas ruins para nossas vidas.
Anule em nós, amado Pai Ogum, os nossos vícios e estimule em nós as nossas virtudes, que possamos seguir sempre pelos caminhos retos da Lei Maior e da Justiça Divina, nos cubra com seu Divino e Sagrado manto de luz, nos ampare e nos proteja, hoje e sempre e a cada dia, nessa nossa caminhada terrena e espiritual.
Amado Pai Ogum irradie sobre cada um de nós, suas irradiações vivas e divinas ordenadoras, reordenando todo o caos das nossas vidas, assim como o nosso caráter, anulando todas as nossas emoções negativas como o orgulho, a vaidade, a inveja, o ódio e tantas outras emoções que criamos em nós que nos prejudicam e nos afastam do Pai Maior,
Amado Pai Ogum abra os nossos caminhos espirituais e materiais rompendo todos os bloqueios e amarrações feitas contra os nossos caminhos, criando ao nosso redor uma aura luminosa, protetora e propiciadora de acontecimentos positivos em todos os campos e caminhos de nossas vidas, de acordo com nosso merecimento e necessidades.
Amado Pai Ogum nos impulsione sempre à pratica do bem sem olhar alguém, pois não cabe a nós o julgamento. Estimule em cada um de nós os reais valores da vida, que possamos, através do vosso amparo, sairmos vencedores de todas as guerras e demandas negativas que vierem contra nós, mas que principalmente possamos sair vencedores das guerras internas, pois vencer ao inimigo é fácil amado Pai, o difícil é vencermos a nós mesmos, por isso lhe peço seu amparo, força e proteção para sairmos vencedores de nós mesmos.
Amado Pai Ogum gratidão hoje e sempre por todo o amparo que já nos concedeu, concede e concederá. Amém!”

PATACORI Meu Pai Ogum!!! Salve amado Pai Ogum!!!

“Que possamos andar sempre nos caminhos retos da Lei Maior, corrigindo as nossas falhas de caráter para nos tornarmos merecedores do amparo e proteção desse nosso amado Pai Ogum!!!!”

“Sim, Vou no terreiro para bater o meu tambor,
Bato cabeça, firmo o ponto sim Sr.
Eu canto para OGUM!”
(Trecho da música Ogum de Zeca Pagodinho)

“Sou uma Guerreira do Exercito de Ogum”.

Se hoje consigo falar ( um pouco) sobre os Orixás, sou grata a dois mestres encarnados: Pai Rubens Saraceni e Alexandre Cumino que através dos ensinamentos que me foram e ainda são transmitidos, se abriu o meu canal do conhecimento permitindo assim que eu receba mais ensinamentos dos guias, mestres, mentores espirituais que me acompanham. Gratidão à todos!!!

 

– Estudem Umbandistas, o conhecimento liberta!

Por Carla Real

Muito Axé para todos nós!!!

Namastê!

Bjks

ૐCarla Real- Deva Nadeenૐ

Sacerdotisa de Umbanda/ Terapeuta Naturopata

e-mail: carlareal7@gmail.com

http://zenreal.blogspot.com.br/

Curta nossa página no Facebook e fique sempre atualizado, clique aqui

Veja nossa Agenda de cursos, clique aqui

 

3 comentários em “Orixá Ogum, Pai Ogum Trono Masculino e Universal da Lei.

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.