Nordeste e Sul são últimos 'bastiões' católicos do Brasil

Nordeste e Sul são últimos ‘bastiões’ católicos do Brasil

Júlia Dias Carneiro

Mais de 70% da população das regiões Nordeste e Sul professam o catolicismo, diz IBGE.

O Nordeste e o Sul do Brasil são as únicas regiões onde a parcela da população católica ainda não caiu para um patamar inferior a 70%, registrando uma redução mais lenta do que no resto do país na última década.

O Censo 2010, divulgado pelo IBGE, confirmou a tendência de queda do contingente católico no Brasil, que baixou para 64,6% da população, e o aumento dos evangélicos, que hoje representam 22,2%.

Religião, Comportamento

Os resultados da pesquisa sobre o perfil religioso brasileiro, divulgados nesta sexta-feira, revelam que as regiões com a menor proporção de católicos no Brasil são o Sudeste e o Centro-Oeste, ambos com 59,5% de sua população autodeclarada católica.

Já no Nordeste e no Sul, a proporção de católicos é de 72,2% e 70,1%, respectivamente, a maior taxa do país, como ocorria no censo de 2000.

Por trás desses números estão não só questões da fé, como também fatores sociais, econômicos e históricos da sociedade brasileira.

O aumento da população evangélica, por exemplo, acompanha a expansão da fronteira agrícola, evidenciando a influência de deslocamentos populacionais no fenômeno.

“A mudança se dá no processo migratório”, afirma o cientista político Cesar Romero Jacob, professor da PUC-Rio. “O crescimento das igrejas evangélicas se dá basicamente na fronteira agrícola e mineral do país e nas favelas e municípios de regiões metropolitanas. O que há em comum entre esses dois elementos? Os migrantes”, ressalta ele.

Leia Mais >>> BBC Brasil – Notícias – Nordeste e Sul são últimos ‘bastiões’ católicos do Brasil.

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.